A cerca de 3 quilómetros a poente da vila de Penela, a uma altitude de cerca de 360 metros, encontramos o Castelo do Germanelo, fortificação mandada erigir por D. Afonso Henriques entre 1142 e 1144. Germanelo tornou-se assim concelho em 1142.
A sul desta elevação, encontramos outra de formato e altura semelhantes, distando cerca de dois quilómetros entre si, ambas implantadas em pleno Vale do Rabaçal. Estes montes são designados de “Germanelos”, pelo menos desde o século XII.
O termo, que significa “irmãozinhos” ou “gémeos”, pela notória semelhança da sua compleição, deu origem a uma lenda sobre dois gigantes, ferreiros de profissão, que viviam, cada um no seu monte, onde tinham as suas forjas. Curiosamente, como ferramenta principal de trabalho, possuíam um único martelo ou malho. Toda a trama se desenrola por força deste motivo.
Atualmente pouco resta desta estrutura, porém, não deixa de constituir um testemunho significativo da história local, regional e nacional, associada ao património imaterial do concelho.
Queijos do Centro Portugal © 2024 Todos os direitos reservados.
Design & Powered by Netsigma